35 alunos frequentam o EJA em Guatambu

Município investe cerca de R$ 180 mil por ano no projeto que oportuniza transformação e inclusão

Oferecer oportunidades educacionais inclusivas e acessíveis a todos os cidadãos é o objetivo da Administração Municipal de Guatambu. O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), possui uma abordagem comprometida com a formação integral, em uma parceria entre o SESI. É uma oportunidade de transformação e de melhor qualidade de vida.

O EJA é destinado às pessoas que desejam concluir o Ensino Fundamental – Anos Finais e acolhe pessoas de diversas faixas etárias, desde jovens a partir de 15 anos até adultos com mais de 50 anos de idade. A atual turma é composta por 35 alunos e está aberta a toda a comunidade. As aulas acontecem na Escola Municipal Francisco Corá.

Crescimento

O prefeito, Luiz Clóvis Dal Piva explica que Guatambu foi o 13º município que mais investiu em educação  em Santa Catarina, em 2022. “Esse projeto faz com que as pessoas tenham a oportunidade dos adultos terminarem os seus estudos, que por algum motivo, encerrou enquanto eram mais jovens. Além de ter melhores oportunidades de trabalho, podem crescer mais nas empresas que trabalham, para o próprio conhecimento geral e ter essa satisfação de ter um segundo grau”, declara.

A supervisora de Educação do EJA Regional Oeste, Elisete Dessbesel, explica que além da formação básica, os alunos recebem um curso de qualificação profissional, fornecendo as habilidades possíveis para entrar no mercado de trabalho ou até mesmo para alavancar suas carreiras dentro das empresas onde já atuam. “Esse investimento extra na qualificação profissional é fundamental para garantir que os alunos estejam preparados para os desafios do mundo moderno e possam contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da comunidade”, dialoga.

Inscrição

A inscrição para participar desse programa de ensino é realizada através da Secretaria de Educação de Guatambu. Para viabilizar esse projeto, a Prefeitura de Guatambu investe R$ 15 mil mensais, contribuindo com a educação e o desenvolvimento humano, além da compreensão de que o acesso à educação de qualidade é um direito fundamental de todos os cidadãos.

Para o prefeito, o EJA não é apenas um programa educacional, mas sim uma ferramenta poderosa de inclusão social, desenvolvimento pessoal e crescimento econômico. “ Por meio desse projeto, indivíduos de todas as idades têm a chance de alcançar seus sonhos, construir um futuro promissor e contribuir para o progresso de sua comunidade”, complementa Dal Piva.

Foto: Créditos: Assessoria de Comunicação