FLORESTA NACIONAL DE CHAPECÓ
A Floresta Nacional de Chapecó, é uma unidade de conservação brasileira (UC) de uso sustentável da natureza. É formada por uma área de 1.573,51 hectares, divididos em três fragmentos, localizados nos municípios de Guatambu (Gleba I e III) e Chapecó (Gleba II). A UC foi criada por meio da Portaria nº 560/68, em 25 de outubro de 1968. Atualmente é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ICMBio.
A UC é constituída por um dos maiores remanescentes de Floresta Estacional Decidual da região, em transição com a Floresta Ombrófila Mista, abrigando espécies ameaçadas da flora e fauna.
Uma das estruturas organizacionais é ter seu conselho consultivo ativo. Fato que aconteceu na última quarta-feira (19/02), a reunião de reestruturação conselho da FLONA Chapecó, nestes termos a Prefeitura Municipal de Guatambu faz parte como órgão público, com direito a voto no coletivo. Salienta-se que a última atualização foi em 2012, por meio da PORTARIA Nº 40, DE 30 DE MARÇO DE 2012.
A Conselheira que representa o Município de Guatambu Manuelle Almeida, Engenheira Ambiental e Sanitarista e Mestra e Doutoranda em Ciências Ambientais, destaca a importância da participação da comunidade e instituições neste espaço:
“A FLONA é um espaço público, que pertence a todos nós. É importante a comunidade e a administração pública estarem alinhados e cientes das decisões que a FLONA toma através do seu conselho, além de entendermos a riqueza que temos no município.”
“Haverá uma modificação visual na floresta, como informado na última reunião. Pois a FLONA está sob Concessão Florestal, para remoção dos pinus. Todo processo é gerido pelo Sistema Florestal Brasileiro – SFB. Neste contexto, o corte raso, causará um grande impacto paisagístico para quem está acostumado com o visual da área, mas trará muitos benefícios ao retirarmos uma espécie exótica e inserirmos espécies nativas que pertencem ao nosso Bioma. Serão impactos positivos a longo prazo para a região, no que tange à pesquisa, uso múltiplo sustentável e conservação do solo”. Salienta Manuelle.
A FLONA dispõe de espaço para trilhas e estão abertas ao público. São duas: a do Angicão e das Araucárias. As visitas acontecem semanalmente das 8:00 às 17:00h. Para atendimento de grupos ou turmas e aos finais de semanas é necessário agendamento prévio, propiciando o acompanhamento com guias. O agendamento é realizado pelo telefone (48) 98823-2591 e e-mail flonachapeco.sc@icmbio.gov.br .