Expo Guatambu 2024: crescimento e inovação no Setor Agropecuário

Uma das principais atrações do evento será a diversidade no setor agropecuário

A Expo Guatambu está pronta para abrir suas portas e proporcionar aos visitantes uma experiência única e enriquecedora no universo do agronegócio. O evento deste ano promete surpreender com uma ampla variedade de expositores e novidades, especialmente no setor agropecuário.

A feira inicia na sexta-feira (15) e segue até o domingo (17), no Parque Municipal de Exposições de Guatambu. É uma realização da Prefeitura de Guatambu, com apoio do Governo do Estado. Os patrocinadores  Sicredi, Sicoob, Cresol, Bugio Tratores, Adubos Ferticel e Grupo Ville abraçaram a proposta e estão juntos neste evento.

O presidente da Comissão Central Organizadora, Janclei Pigatto, compartilhou as expectativas para o setor agropecuário na Expo Guatambu 2024. “Estamos focados em apresentar um evento que destaque o crescimento e a inovação no campo, reunindo expositores e empresas do setor”, afirmou Pigatto.

Uma das principais atrações do evento será a diversidade no setor agropecuário, com exposição de gado de corte e leite, caprinocultura e ovinocultura. Janclei relembra que desde quando a feira, ainda era o concurso da bezerra, sempre foi priorizada a exposição dos animais das propriedades de Guatambu. “Nesse ponto, devido a característica do município de possuir mais propriedades de gado leiteiro, essa categoria sempre foi, e nesse ano não será diferente, 100% dos animais, serão vindos de dentro do município”, explica.

Diversidade e Inovação Tecnológica

As demais categorias, além de  produtores de Guatambu, também vem de propriedades de outros municípios. Na bovinocultura, a feira está com 15 propriedades presentes. No leilão que acontecerá no domingo, a partir das 13h 30, estarão presentes aproximadamente 200 animais para venda. “Esse é nosso maior setor em termos de pessoas trabalhando e também de propriedades representadas. Nossa economia está intimamente atrelada com esses setores, outros estão aumentando sua participação, como é o caso da ovinocultura que cada dia que passa aumenta o número de propriedades e também de animais”, declara.

Além disso, Pigatto destacou a inclusão da piscicultura como uma novidade nesta edição. “Não havíamos investido nesse segmento nas últimas edições, então desta vez estamos trabalhando com sensibilidade à piscicultura, trazendo expositores e informações relevantes para os produtores interessados”, revelou o presidente.

O comércio ligado à parte agrícola também será destaque na Expo Guatambu 2024, com a presença de empresas do setor. Os visitantes poderão conhecer de perto as últimas novidades em tratores, implementos agrícolas, equipamentos para a atividade pecuária, nutrição animal, assistência técnica e tecnologia aplicada.

Empresas de energia solar, drones e pulverização também marcarão presença, demonstrando como a tecnologia está cada vez mais integrada ao campo, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade das atividades agropecuárias.

Inovação e Comprometimento

Janclei Pigatto ressaltou o comprometimento da organização em promover um evento que não apenas atenda às expectativas dos visitantes, mas também proporciona oportunidades de negócios e aprendizado para os profissionais do setor. “A Expo Guatambu 2024 é mais do que uma feira. É um espaço para conectar produtores, empresas e inovações, impulsionando o desenvolvimento do agronegócio em nossa região”, concluiu o presidente.

A Expo Guatambu é uma realização da Prefeitura Municipal com apoio de Sicredi, Sicoob, Cresol, Bugio Tratores, Ferticel e Grupo Ville.

Fotos: Créditos: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Guatambu