AGRICULTORAS DE GUATAMBU PARTICIPAM DE CURSO DA EPAGRI VOLTADO ÀS MULHERES AGRICULTORAS

Pensando em oferecer um espaço exclusivo para que mulheres se sintam à vontade, possam se encontrar, dialogar sobre seus desafios e suas potencialidades, trocar experiências e se qualificar para melhor se inserir no mercado atual foi oportunizado em 2023 um Curso chamado “MULHERES EM AÇÃO: Curso Flor e Ser”. A iniciativa da Epagri com a parceria de diversas entidades, dentre elas a Prefeitura de Guatambu, capacitou 20 mulheres agricultoras do oeste catarinense, das quais 02 de Guatambu.

A dinâmica do curso foi construída e dividida em módulos a partir de temáticas centrais, por exemplo, autoestima, empoderamento, organização, associativismo, cooperativismo, gestão, protagonismo, empreendedorismo, processo decisório, tradição e inovação, liderança, sonhos em prática, plano de negócios, entre outros. Na proposta metodológica do curso as participantes são consideradas protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem vivenciados coletivamente, em que teoria e prática caminham juntas em um exercício contínuo de ação-reflexão-ação voltado ao crescimento pessoal e do grupo (2023, EPAGRI).

Para Cristiane Maria Taffarel da Roza, agricultora da Linha Porto Chalana, todas as agricultoras deveriam ter a oportunidade de participar desse curso, pois “é um curso libertador, que além do conhecimento técnico há o convívio social com outras agricultoras de outros municípios da região o que torna o curso um evento com experiências muito enriquecedoras”. Para Cris, o que ela mais gostou é que despertou a sua visão empreendedora. “Foi maravilhoso participar desse curso, ele abriu a minha visão para novas oportunidades de renda na propriedade”. A agricultora acredita que todas as mulheres agricultoras podem e têm a capacidade de serem protagonistas de um empreendimento rural familiar.

Para Jaqueline Ferreira, o curso foi um divisor de águas na vida da sua família que sempre sonhou em viver da agricultura. Jaque, como a chamamos, vem do meio urbano e casou-se com Odair, filho de agricultores e que estava trabalhando na cidade. Com a chegada do terceiro filho, o sonho de estar no campo ficou ainda maior, e retornaram para o campo, pois a família entende que ali terão uma maior qualidade de vida. “O curso Flor e Ser trouxe essa segurança necessária, com informações técnicas e também o incentivo financeiro, além de toda a assistência necessária na propriedade para decidir fazer o que a gente sempre almejou fazer, que é viver da agricultura familiar, da nossa propriedade, da nossa terra. Agora temos segurança em fazer um investimento aqui” relatou a agricultora.

Para o técnico municipal da Epagri, Engenheiro Agrônomo Dirceu Jr. Ferri, o sentimento é de que o curso foi uma excelente oportunidade para que as mulheres, e nesse caso, mais especificamente as mulheres agricultoras, possam ser valorizadas no tamanho da sua importância para a toda a sociedade. “Oferecer capacitações e apoio para as agricultoras de forma gratuita e com a qualidade da marca Epagri é de suma importância, tanto para o campo quanto para a cidade!. E ver a felicidade das mulheres que participaram deste curso e que estão tirando do papel um sonho e implantando nas suas propriedades um empreendimento com nosso apoio é o que mais motiva nesse trabalho” relata o extensionista.

Para o ano de 2024 o município conta com três vagas abertas. O curso é realizado no Centro de Treinamento da Epagri em Chapecó em seis etapas de dois dias cada etapa (de abril até setembro). As inscrições podem ser realizadas através do Escritório Municipal da Epagri de Guatambu. O prazo é até 15 de dezembro de 2023. Vale ressaltar que todo o curso, estadia e alimentação são gratuitos e o transporte de Guatambu até Chapecó também é gratuito através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.

*REFERÊNCIAS

2023 Epagri, Boletim Didático, 167. GOMES, M.R; SILVA, N.S. (Orgs.). Curso Mulheres em Ação Flor-e-ser Agricultoras: apostila orientadora de conteúdo. Florianópolis: Epagri, 2023. 60p.

Confira algumas fotos do evento de formatura do curso.