Guatambu firma contrato com Hospital de Caxambu do Sul

Será investido R$ 420 mil em recursos destinados à manutenção das atividades hospitalares para atendimentos

A Secretaria da Saúde de Guatambu formalizou um importante acordo com a Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural de Caxambu do Sul. O convênio, assinado na semana passada, terá o investimento de R$ 420 mil e estabelece a prestação de serviços médico-hospitalares de urgência e emergência para a população guatambuense.
O prefeito, Luiz Clóvis Dal Piva explica que o hospital de Caxambu é o que mais atende a população guatambuense nos horários de plantão. “No horário comercial a nossa população é atendida no posto de saúde. Para o plantão e internamento é no hospital de Caxambu. É o hospital que nos serve com excelência”, explica.

Dal Piva também expõe que a população de Guatambu aumentou muito nos últimos anos. “Fomos o décimo nono do país e o sexto em Santa Catarina que mais aumentou a população. Com isso, temos que aumentar os serviços prestados à população. Então é uma adequação de valores para que o hospital possa continuar atendendo a população de Guatambu”, explica.

Atendimento

A secretária de Saúde, Renata dos Santos explica que o convênio assinado contempla atendimento, urgência e emergência 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.
O convênio inclui também internações se necessário e exames de raios X e imagem. “Hoje duas unidades de saúde, que ficam localizadas, uma na sede do município e a outra na fazenda Zandavalli, estão cadastrados 9 .594 usuários no sistema SUS. Esse convênio então é importante, devido ao município não dispor do serviço de urgência e emergência 24 horas e nem hospital”, explica.

Renata esclarece que este contrato representa um importante passo para garantir o acesso da população de Guatambu a serviços de saúde de qualidade, especialmente em situações de urgência e emergência. “Com a assinatura deste termo, a Secretaria da Saúde de Guatambu reafirma seu compromisso em oferecer atendimento médico-hospitalar de excelência, priorizando sempre o cuidado e a segurança dos cidadãos.”, enfatiza Renata.

Investimentos

O prefeito Luiz Clóvis explica que antes, era repassado o valor de, aproximadamente, R$ 21 mil ao hospital. Agora, com o novo contrato vigente, e levando em consideração o aumento da população guatambuense, esse valor passa a ser R$ 35 mil ao mês, o que acarreta nos 420 mil reais de investimento.

A administradora do hospital, Elisandra Lucatelli Santin, afirma que esse contrato é importante para contribuir com a população de outro município e que o valor que será investido está destinado para parte do pagamento dos médicos e demais custeio para atendimento da população.

Crédito Foto: Fundação Médico Assistencial do Trabalhador Rural de Caxambu do Sul