ATUAÇÃO DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE GUATAMBU JUNTO A ADMINISTRAÇÃO PARA COM A POPULAÇÃO ATINGIDA PELO GRANIZO

As ações da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal – COMPDEC, em conjunto com as Secretarias de Administração, Agricultura, Obras, Assistência Social e Epagri, foram de forma imediata através do fornecimento de lonas as famílias atingidas pelo granizo.

Por volta de 2:50 da manhã, no dia 12 de agosto de 2023, Guatambu foi atingida por um evento meteorológico adverso, classificado como TEMPESTADE CONVECTIVA – GRANIZO (Cobrade 1.3.2.1.3), 210 residências foram atingidas registrando danos nos telhados. Pelo menos 20 residências ficaram inabitáveis devido aos estragos nos itens essenciais de sobrevivência como colchões e geladeira, essas famílias foram realocadas para residência de familiares, já que não precisaram dos abrigos públicos oferecidos pelo Município de Guatambu conforme Plano Municipal de Contingência (PLAMCON).

Entre os dias 14 e 15 de agosto, com o intuito de levantar os danos e as residências que ainda não estavam recuperadas, foram deslocadas três equipes de servidores para averiguar a situação e cadastrar os afetados que passariam a compor o rol de beneficiários dos Itens de Assistência Humanitária, durante esse período também foram realizados cadastros na Secretaria de Obras e na Secretaria de Agricultura.

Devido ao grande impacto repentino e o grande número de residências afetadas, com danos estruturais de aproximadamente R$ 498.855,00 – conforme relatório técnico do setor de engenharia seguindo o SINAPI 94210. Esse valor ultrapassa a capacidade de resposta do município, portanto foi decretada a Situação de Emergência (Decreto 233/2023), pois dada a consequência dos danos materiais, ambientais, prejuízos econômicos e sociais expressivos a situação de normalidade precisou ser restabelecida com recursos mobilizados em nível local e complementados com o aporte de recursos dos demais entes federativos.

O aporte de recurso solicitado ao Estado foi para prestar auxílio a 179 residências cadastradas que não haviam coberto o telhado até os prazos limite de cadastro, a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina forneceu 1.090 telhas de fibrocimento ondulado de 4 mm, 4.560 telhas de fibrocimento de 6 mm, 140 cumeeiras onduladas de 4 mm e mais 559 cumeeiras onduladas de 6 mm para distribuição à população afetada de Guatambu.

A situação de emergência foi decretada no dia 14 de agosto de 2023 e no dia 17 de agosto de 2023 a população já começou a receber as telhas e cumeeiras, que foram fornecidas pelo Estado e distribuídas pelo Município na garagem da Secretaria de Obras. Aqueles que não conseguiram cadastrar seus nomes para receber auxílio ou que não estavam na residência no momento das vistorias realizadas pelas equipes do município puderam cadastrar seus nomes entre os dias 16 e 17 de agosto, para uma compra de telhas que será realizada pelo Município.

Nesse primeiro momento as telhas e cumeeiras estão sendo distribuídas na garagem da Secretaria de Obras, levando em conta o rol de beneficiários que foi cadastrado e aprovado para fornecimento de Itens de Assistência Humanitária pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

Uma equipe de 10 servidores do município está realizando a entrega desse material na garagem da Secretaria de Obras do município.

Para aquele munícipe que possui alguma dúvida, o contato pode ser feito através dos números:

(49) 3336.0059, (49) 3336.0054, ou ainda (49) 9.9841.1659 na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.