AGRICULTURA: PROJETO MATA CILIAR TERÁ ENCONTRO DE FAMÍLIAS

➡ No período de 22 de agosto a 5 de setembro, famílias que integram o Projeto Mata Ciliar participarão de sete encontros sobre o trabalho que já permitiu o isolamento e a recuperação de 343 milhões de metros quadrados de mata ciliar em aproximadamente 30 nascentes e cursos d´água da Região Oeste.
➡ Os momentos voltados à troca de experiências e avaliação serão realizados em sete municípios: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos (veja agenda abaixo).
➡ Desde 2006 o projeto vem dando suporte ao isolamento e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), prioritariamente em mananciais de abastecimento público e seus afluentes, conservando os recursos hídricos.
➡ O trabalho já beneficia 495 famílias de pequenos produtores rurais. Entre as Bacias Hidrográficas com áreas protegidas estão as dos rios Irani, Chapecó e Uruguai – e entre os cursos d´água, o Lajeado São José e o Rio Tigre, principais mananciais de captação de água pela CASAN para Chapecó, a maior cidade do Oeste.
➡ Desenvolvidos em uma parceria entre Consórcio Iberê, CASAN, EPAGRI, prefeituras e um conjunto de outras instituições, o projeto orienta produtores sobre a proteção de cursos d´água que cortam suas terras. ➡ Os benefícios se estendem às cidades, que têm seus mananciais e áreas de recarga protegidos.

➡ SERVIÇO:
O que: Encontro de Famílias / Projeto Mata Ciliar (Projeto de recuperação e preservação das matas ciliares nas bacias contíguas da Região Hidrográfica RH – 2 e áreas de contribuição dos mananciais utilizados pela CASAN)

➡ AGENDA:

➡ 22/08: ÁGUAS DE CHAPECÓ
Local: Sede do Mosquito – Linha Gramados

➡ 23/08: PLANALTO ALEGRE

➡ 24/08: CAXAMBU DO SUL

➡ 28/08: GUATAMBU
Horário: 13h30min

➡ 29/08: SÃO CARLOS
Local: Propriedade Rural Marcelo Land / Linha Moraes

➡ 31/08: CHAPECÓ