Secretaria de Educação de Guatambu se prepara para o ano letivo de 2024

Divulgação das vagas de efetivos e palestra marca o início do ano para a educação

Em preparação para o novo ano letivo, a Secretaria da Educação realizou na semana passada, a divulgação das vagas dos novos efetivos do município. Para o ano letivo de 2024 foram efetivados 22 profissionais que somam aos 31 que faziam parte da grade no ano passado.

A secretária de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, Neiva Maciel destaca que a efetivação de novos professores é muito importante para a educação do município. “Todo ano há investimento em formação continuada para os professores. Com o quadro de profissionais, sendo a maioria efetivos, há uma continuidade dos trabalhos, proporcionando uma melhoria significativa na educação municipal”, declara.

 Para os professores, o ano letivo  iniciou com uma palestra que foi realizada pelo Colegiado dos Secratários de Educação da AMOSC, e teve como tema a Neurociência Aplicada à Educação. Os palestrantes foram Larissa Renata de Oliveira e Wesly Rui Veloso. Neiva conta que uma das mensagens deixadas pelos palestrantes foi sobre como a inteligência emocional influencia a vida dos profissionais. “A inteligência emocional influencia nossos pensamentos, comportamentos e as interações sociais. E quando somos capazes de compreender e regular as nossas emoções podemos tomar decisões mais conscientes e lidar melhor com os estresses e desafios da vida para manter relações mais saudáveis”, relembra. 

A palestra, reforça a secretária,  foi para motivar os educadores a iniciarem o ano letivo com  brilho no olhar, amor, carinho e compreensão, com o grupo escolar e principalmente com as crianças.

Ensino no município

A rede municipal de Guatambu atende 1.132 alunos, sendo 499 alunos de Educação Infantil e 633 de Ensino Fundamental I. A rede municipal conta, atualmente, com seis escolas, Escola Municipal Francisco Corá; Escola Municipal Linha Killian; Pré Escolar Criança Feliz; CEIM Bebê Feliz; CEIM Di Fiori e CEIM Trilha do Saber. O Ensino Fundamental II e Ensino Médio são ofertados na rede estadual. Neiva também lembra que ainda estão recebendo matrículas para 2024.

Taxa zerada na evasão escolar

Segundo dados da Secretaria de Educação e do Observatório da Educação, o ensino ofertado pelo município conta com taxa de evasão de 0%. A evasão escolar é o ato de deixar de frequentar as aulas, ou seja, abandonar o ensino em decorrência de qualquer motivo. 

A secretária da Educação, Esporte, Cultura e Turismo,  Neiva explica que é responsabilidade do município cuidar da Educação Infantil e dos primeiros anos da Educação Fundamental, que vai da primeira à quinta série. Ela explica que isso facilita os dados de evasão zerada, pois normalmente a evasão acontece nas séries finais do ensino fundamental, ou no ensino médio.

O município, lembra a secretária, mantém um sistema que acompanha a frequência dos alunos e caso haja um número alarmante de faltas, a escola juntamente com a Secretaria da Educação e o Conselho Tutelar, entram em contato com a família para fazer a compreensão da situação e atuar para que o aluno retorne às suas atividades escolares.  

Cronograma inicial

As aulas iniciarão no dia 14 de fevereiro com as  escolas que têm os alunos dos anos iniciais: Escola Municipal Francisco Corá; Escola Municipal Linha Killian.

Já as escolas que atendem a  educação infantil, creche e os CEIM, terão uma programação diferenciada. Nos dias 14, 15 serão realizadas entrevistas para o resgate de dados e informações importantes que auxiliarão os professores no processo de desenvolvimento e avaliação das crianças. No dia 16, será o dia de acolhimento dos pais e das crianças. 

 A secretária Neiva, destaca que em todas as unidades escolares, os professores criaram grupos das turmas que  funcionarão para repasse de informação. Ela salienta que em caso de dúvida, basta entrar em contato com a escola em que seu filho estuda e se por acaso houve mudança no número de telefone informado no ato da matrícula a escola deve ser informada. 

Crédito Foto: 

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guatambu