As Vigilâncias  Ambiental e  Sanitária de Guatambu orientam sobre descarte correto dos resíduos 

Município vem enfrentando situações que colocam a qualidade de vida dos moradores em risco

Descartar os resíduos de forma correta é o caminho para manter algumas doenças longe das pessoas, como dengue, chikungunya e zika. Outro aspecto dessa atitude, é a manutenção das ruas limpa o que evita, em caso de chuvas, alagamentos.

As Vigilâncias Ambiental e Sanitária de Guatambu orientam sobre o descarte correto dos resíduos. Algumas situações de descarte incorreto estão sendo observadas no município. A engenheira ambiental e sanitarista, que atua no município como Fiscal de Vigilância Sanitária, Manuelle Almeida, fala que é importante o descarte correto dos resíduos, pois é uma segurança para todos os envolvidos na sociedade. 

“É uma proteção para o morador que deixou o resíduo no local correto e na data mais próxima do caminhão passar, já que nenhum vetor como ratos, baratas, moscas e demais parasitas teriam espaço e tempo hábil para se infiltrar no lixo e depois entrar na residência carregando microorganismos patogênicos. Também é uma segurança para o coletor de resíduos que estará sujeito a acidentes caso tenham materiais depositados incorretamente ou animais peçonhentos”, frisa. 

Cuidados com a saúde

Além disso, Manuelle salienta que quando uma sacola é jogada no chão, os animais podem abrir e se alimentar dos resíduos, o que pode espalhar lixo pelas ruas e proporcionar uma doença ao animal, espalhar para os outros animais e até para os seres humanos. Ela também destaca que  o lixo espalhado pode se tornar reservatório de água, que é o ambiente perfeito para o Aedes aegypti depositar seus ovos. 

“Descartar o lixo corretamente é um ato de humanidade, amor pelo próximo e por si mesmo, lembre-se que quando você fecha a sacola e coloca na rua, o ciclo do seu resíduo não acabou, é apenas o início de uma nova cadeia até que esse lixo esteja tratado para voltar ao meio ambiente”, ressalta.

Prática proibida

A vigilância recebeu denúncias sobre as práticas irregulares, por exemplo, onde pessoas estão jogando sacolas de resíduos pela janela do carro. Essa prática é proibida e é considerada crime ambiental, prevista na Lei 9.605/98, artigo 54. Além disso, de acordo com o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atirar substâncias ou quaisquer outros objetos nas vias é uma infração média. O condutor penalizado é sujeito à multa no e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ações de conscientização 

As Vigilâncias Sanitária e Ambiental de Guatambu atuam diariamente com a conscientização em empresas, residências e escolas sobre o descarte de lixo. Além disso, são realizadas ações semestrais de conscientização com a população. 

Manuelle destaca que, quando alguma situação é identificada com recorrência em algum local, o responsável pelo descarte incorreto é primeiramente orientado através de um Termo de Visita e Orientação com prazo para se adequar às exigências. Caso não cumpra, o responsável poderá receber um Auto de Intimação e/ou Auto de Infração com medidas legais previstas no Código Sanitário de Guatambu (Lei Complementar 76/2013).

Crédito Foto: 

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guatambu