Município Intensifica Combate à Dengue com dia D

Guatambu possui cinco casos confirmados

Santa Catarina decretou Situação de Emergência devido ao aumento dos casos de dengue. Em Guatambu, neste momento, há apenas cinco casos ativos, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, atualizado nesta sexta-feira (08). Como medidas de prevenção a Defesa Civil do Estado tem solicitado aos coordenadores municipais que realizem atividades de redução dos focos do mosquito da dengue.

Recentemente, o  município aderiu ao programa “Penso, Logo Destino” do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC, antiga FATMA). A Engenheira Ambiental e Sanitarista, que atua no município como Fiscal de Vigilância Sanitária, Manuelle Almeida, explica que desde a assinatura do termo as equipes da Defesa Civil, Vigilâncias Sanitária e Ambiental trabalharam com o recolhimento de pneus em terrenos, residências e borracharias, além de intensificar a orientação da população para levar os pneus em desuso na antiga Capela Mortuária.

“Com o remanescente de pneus que já havia no local e o que foi coletado hoje, temos 159 pneus, sendo que o mínimo para recolhimento gratuito é de 200, então, nossa ação tem ganhado força e visibilidade. Contamos com o apoio de todo o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas e a Sociedade civil para ajudar a juntar mais pneus e compartilhar forças nessa luta contra a dengue!”, declara.

Casos no município

Além dos cinco casos já confirmados, 12 casos estão atualmente em acompanhamento pelas equipes de saúde. O monitoramento desses casos é fundamental para identificar qualquer alteração em seu estado de saúde e garantir que recebam tratamento adequado, se necessário.

Trinta casos suspeitos foram descartados após resultados negativos em testes específicos. Ao total, 47 casos foram notificados e testados. De acordo com a Secretária de Saúde, Renata dos Santos, essa informação ressalta a importância da avaliação rápida e precisa para garantir que recursos e esforços se concentrem nos casos reais, facilitando uma resposta eficiente das autoridades de saúde.

“É vital que a população esteja atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, além de manter medidas preventivas, como eliminar criadouros de mosquitos transmissores.”, reforça Renata. Além dos casos, nove focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti estão sendo monitorados pelas equipes de saúde. A identificação e o controle desses locais são cruciais para interromper o ciclo de reprodução do vetor, reduzindo assim o risco de novas infecções.

Crédito Foto:

Assessoria de Comunicação Defesa Civil/Vigilâncias Sanitária e Ambiental/ Prefeitura de Guatambu