Prefeitura reúne agricultores para preparativos da ExpoGuatambu 2024

A quarta edição da feira, que acontece em março do próximo ano, movimenta o setor agropecuário, comércio e indústria

Uma feira para mostrar as potencialidades de Guatambu, essa é a missão da Expo Guatambu que acontece em março de 2024. A feira multisetorial tem como foco principal a agricultura e o agronegócio, reunindo também o comércio, indústria, inovações, praça de alimentação, rodeio e shows.
Nesta quarta-feira (13), o prefeito Luiz Clóvis Dal Piva, em parceria com o coordenador da feira, Janclei Pigatto, reuniu os produtores de gado de leite e corte para anunciar detalhes da feira. O prefeito ressaltou a importância do setor agropecuário ao município, que representa 31% da arrecadação municipal, sendo que em 2022 tirou, em notas fiscais de produtor rural, 185 milhões de reais
“A feira representa a vitrine de apresentação do nosso potencial produtivo local ao dar visibilidade a um setor crucial para a economia, que recebe 10,48% do orçamento municipal. Somente em 2023, vamos ultrapassar em investimento os R$ 3,9 milhões. Comparando-se a outros municípios da região oeste, Guatambu destaca-se pela implementação do programa de silagem, um investimento significativo de R$ 400 mil que promete ser ampliado em 2024”, pondera o prefeito.

Organização

A responsável pela organização da Expo Guatambu, no setor da Agricultura, Juliana Faccio, apresentou aos produtores as transformações que acontecerão no espaço da agropecuária, visando diversidade e uma experiência enriquecedora para os participantes. Cada produtor poderá expor até três animais, abrangendo gado de leite, gado de corte, equinos, caprinos, suínos e peixes. Parcerias com universidades e instituições estão sendo estabelecidas.
O Núcleo de Criadores de Animais de Guatambu é um dos parceiros da feira. Ele desempenhará um papel crucial no leilão de gado de corte. Como destaca o presidente, Ednilson Taffarel, a feira é uma oportunidade para valorizar o trabalho dos produtores. Na próxima etapa, a Secretaria de Agricultura realizará visitas às propriedades para fortalecer convites e mapear participantes.

Foto: Créditos: Assessoria de Imprensa/ PMG