Programa de Inseminação Artificial impulsiona desenvolvimento agropecuário em Guatambu

Incentivo a melhoria genética beneficia 62 produtores rurais e aumenta a produção de leite no município

O Programa de Inseminação Artificial tem como objetivo potencializar a eficiência reprodutiva, a qualidade dos descendentes e, consequentemente, aperfeiçoar a produção agropecuária, focando na melhoria da produção leiteira. A Prefeitura de Guatambu oferece acesso gratuito de sêmen e nitrogênio a 62 produtores rurais que, conseguem reduzir custos, e a realizar a inseminação de alta qualidade nos rebanhos.
Uma vez por mês, os produtores fazem a retirada do nitrogênio e sêmen quando necessário, junto a Secretaria Municipal de Agricultura, e são orientados pela equipe técnica. A última entrega do ano e do mês de dezembro aconteceu nesta quarta-feira (13), e mais de 50 agricultores compareceram.

Força produtiva

O prefeito Luiz Clóvis Dal Piva e o secretário de Agricultura, Adriano Schneider, acompanharam o serviço e destacaram a importância que o setor agropecuário possui no município. Em 2023, 10,6% do orçamento foi destinado ao segmento, acima do que outros municípios da região. No programa de inseminação o investimento deste ano foi de R$ 91.774,94.
“O impacto econômico é evidente no aumento da produção leiteira. O programa de inseminação artificial é uma estratégia eficaz para impulsionar o desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária, favorecendo tanto a qualidade genética dos rebanhos quanto o progresso econômico dos produtores locais”, enfatiza o prefeito.

Economia nas propriedades

O produtor Moacir Rusch, um dos beneficiados com o programa economiza em torno de R$ 3 mil com as 100 inseminações que faz por ano. “A produção leiteira é uma das principais fontes de renda da família e, desde que investi em inseminação, melhorei a produtividade”, conta o produtor.
Produtora rural há duas décadas, Marindia Dal Piva, também destaca à redução de custos proporcionada pela disponibilidade gratuita de nitrogênio e sêmen, promovendo aprimoramento genético do gado.
De acordo com a médica veterinária, Juliana Faccio, a prefeitura também disponibiliza curso de inseminação artificial para que a prática seja bem realizada. Além disso, está organizando a participação dos produtores de Guatambu na próxima formação, que deve acontecer em janeiro de 2024.

Fotos: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Guatambu