ASSISTÊNCIA SOCIAL: OFICINA DE TEATRO É SUCESSO ENTRE CRIANÇAS EADOLESCENTES NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV)

? Na última quinta-feira, 3 de novembro, teve início I Oficina de Teatro no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de Guatambu. Ministrada pelo ator, diretor e produtor de teatro, Jovani Santos, a oficina atraiu cerca de 54 crianças e adolescentes, divididos em dois turnos.

? Empoderamento, percepção corporal, conexão com o outro, aumento da autoconfiança, além de técnicas de agilidade, concentração e improvisação estão entre os resultados que o teatro pode proporcionar. Jovani praticou vários exercícios de percepção corporal – principalmente em relação ao ritmo do andar e a sincronia dos membros superiores e inferiores – para que os participantes trabalhassem o eixo do próprio corpo. Também foi realizado o Jogo Dramático, exercício que consistia na imitação de uma cena imaginária. Alguns chegaram a acrescentar detalhes ao personagem, o que enriqueceu a teatralização.

? Na encenação de papéis, o instrutor deu a dica de como entrar em um personagem totalmente diferente: “Imaginem e usem o corpo para demonstrar o personagem, lembrando que o teatro nos transporta para outro universo, a vida do outro”. Foi o que fez a jovem Oriana Mia, que, ao interpretar o desespero de uma mulher que teve a casa incendiada, acredita ter despertado a artista que existe nela : “Sempre quis fazer teatro, somente agora tive essa oportunidade, pretendo vir a todas as aulas, pois a experiência me fez perceber que, no futuro, quero atuar profissionalmente”.

? A Oficina de Teatro será ministrada, no Serviço de Convivência, todas as quintas-feiras do mês de novembro e na 1° semana do mês de dezembro, nos turnos de manhã e tarde. Não há limite de idade.
(Ana Paula Miranda – Monitora social do SCFV)

#atividades#scfv#oficina#teatro#crianças#adolescentes#sucesso