Eleições na Escola: aprendendo  sobre democracia

Projeto desenvolvido promove consciência cívica e participação ativa dos estudantes

Na Escola Municipal Francisco Corá o projeto inovador chamado “Eleições na Escola: Aprendendo sobre Democracia” está ganhando destaque. Desenvolvido pelos professores e sob a coordenação da professora Emanuela Costa Argente Bandeira, o projeto visa ensinar sobre os princípios da democracia e também engajar os alunos em um processo eleitoral simulado, proporcionando uma experiência prática sobre o funcionamento das eleições.

A professora e coordenadora do projeto, expõe que é  visível a evolução dos alunos  na aprendizagem dos processos democráticos. “A gente já viu muitos avanços,  porque até então eles não conheciam o que era democracia, não conheciam a Câmara de vereadores e a Prefeitura. É para eles terem contato, saberem a questão dos três poderes. Todos esses conteúdos que a gente está trabalhando com eles, fazem parte do currículo, são assuntos que a gente tem que trabalhar. Mas a gente tentou trazer a parte prática, para que eles conseguissem vivenciar e terem essa noção para que, como futuros cidadãos, tenham noção da democracia”, explica a professora.

sobre o projeto

A professora explica que o projeto busca apresentar o significado e os valores da democracia aos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda dos processos políticos e eleitorais. Mesmo que os estudantes do Ensino Fundamental ainda não tenham idade para votar, a iniciativa quer mostrar como suas escolhas e ações podem impactar a comunidade e a sociedade em geral. “Além disso, pretende-se promover o diálogo sobre responsabilidade na tomada de decisões e estimular o desenvolvimento de habilidades cívicas e éticas”, explica.

O projeto envolve alunos das séries iniciais, abrangendo alunos do 5º ano matutino e vespertino da Escola Francisco Corá e integra disciplinas como História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Arte.

O desenvolvimento do projeto inclui diversas etapas, desde a aprendizagem sobre a história das eleições até a realização de visitas à Prefeitura de Guatambu e à Câmara de Vereadores, proporcionando aos alunos uma compreensão mais ampla do sistema político local. Os estudantes também são incentivados a participar ativamente do processo eleitoral, desde a definição dos candidatos até a produção de cartazes de campanha e a organização das votações.

Cronograma

Um cronograma detalhado foi estabelecido para orientar todas as etapas do projeto, culminando com as eleições na escola para a escolha dos líderes e vice-líderes das turmas do 5º ano. Após a votação, os resultados são apurados e divulgados, seguidos pela posse dos eleitos e a finalização do projeto com a apresentação dos gráficos de votos.

Foto: Créditos: Assessoria de Comunicação Escola Municipal Francisco Corá/ Prefeitura de Guatambu